14º salário a aposentados e pensionistas

A pandemia da COVID-19 acarretou uma grande crise econômica que afetou a renda dos brasileiros e provocou o aumento do desemprego. Em muitos lares brasileiros percebe-se a participação cada vez mais forte dos idosos na renda familiar.

Levantamento recente realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontam que 52% dos idosos sustentam a casa. Ou seja, dos 91% dos brasileiros com mais de 60 anos contribuem financeiramente para o sustento da casa, 52% são os principais responsáveis, um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2018.

O  PL 4367/2020, em análise na Câmara dos Deputados, trata da concessão em dobro do abono anual, que é o 13º salário pago a segurados e dependentes da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. O projeto prevê o pagamento do abono para essa categoria, até o limite de dois salários mínimos, no mês de março dos anos seguintes.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, Finanças e Tributação.  O texto ainda aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça. Posteriormente, após uma possível aprovação, o texto segue para votação no Plenário da Câmara.

Precisamos fazer pressão para que o texto siga com sua apreciação na Câmara dos Deputados. Assine o nosso abaixo-assinado e ecoe essa luta! Após a coleta das assinaturas, enviaremos este documento ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que se paute com urgência o projeto.

Participe!

Você será redirecionado para nosso WhatsApp!